Coletando Emoções

Publicado em 18/10/2016

Aos 6 anos, curitibanense sonha em ser gari e aponta nobreza da profissão.

É com o coração disparado e olhar atento que, aos 6 anos, o curitibanense Luigi Gabriel da Silva espera pela equipe do Jornal "A Semana", em frente a sua casa, devidamente "uniformizado", para o dia que classificou como o mais importante da sua vida. Nesse dia, ele poderia falar a todos sobre o sonho de ser gari. "O Gari é a profissão mais importante do mundo. Imagine se não existisse ninguém responsável por limpar a cidade;Como a gente viveria?", indaga.

A consciência de Luigi vai muito além de um sonho de criança. Para ele, ser gari é uma responsabilidade social sobre o futuro do planeta e de sua adorada Curitibanos. Entre suas principais preocupações, além da limpeza da cidade, está a questão da dengue e de mais doenças que podem surgir por conta de lixo espalhado ou depositado em local incorreto. Dando uma lição de consciência ambiental, ele defende que jogar o lixo no chão é algo inconcebível e chama a atenção de todos para que contribuam com a limpeza do planeta e descartem seus lixos somente nos locais adequados.

Apaixonado pela profissão, ele ganhou até um uniforme igual ao usado pelos profissionais. "Minha tia me deu um presente e falou para eu abrir. Vi que era uma roupa, mas não dei muita importância. Quando vi que era um uniforme de gari, eu fiquei arrepiado e não sabia o que fazer", relata.

Reforçando esse sentimento em Luigi, recentemente, a familia levou-o para conversar com os profissionais, subir no caminhão e ver de perto como era o trabalho. "Fiquei emocionado e até pude jogar lixo dentro do caminhão. Eles deixaram!", comemora, garantindo que não ficou com medo, pois se segurou firme nas barras de segurança.

 

Sonhos de Luigi

Além da certeza de que vai ser gari, o menino confidencia que seu maior sonho, agora é conhecer o aterro sanitário e que, todos os dias, espera ancioso pela ligação da empresa de coleta de resíduos, dizendo que está indo buscá-lo para a visita. "Desde a hora que eu acordo, fico perguntando se já ligaram. Imagino que lá é bem grande, com um buraco onde o lixo é jogado, e os garis arrumam tudo no lugar certo. Nada sobra para prejudicar o nosso meio ambiente", revela.

Além disso, Luigi deseja ganhar um caminhão de lixo de brinquedo grande e branco, como o caminhão preferido que ele conhece na cidade. Aluno da Educação infantil, o menino gosta de desenhar-se como ajudante dos garis e ou retratar a limpeza na cidade.

Antes de a equipe do "A Semana" encerrar a entrevista, Luigi, com a alegria caracteristica de criança, corre para pegar seu boné e as luvas para compor seu uniforme completo, orgulhoso para ser fotografado, e ter o registro do início de seu sonho sendo realizado. Perguntado sobre o que vai fazer com o jornal, ele disse que ainda não sabe, mas tem a certeza de que vai olhar muitas vezes, mostrar para os amigos e guardar para quando for adulto.

Coletando emoções

Luigi subindo no caminhão

Com seus "amigões"

Seus desenhos favoritos

VolTAR

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coleta Seletiva em Maravilha: Recicláveis rendem mais de R$ 7 mil para a Rede Feminina de Combate ao Câncer

Frequências e Horários da COLETA EM MARAVILHA/SC

Maravilha - sc

Av. Alcides Antônio D'Agostini, nº 80
Setor Industrial / CEP 89874-000
Fone +55 49 3664.0187
Fone +55 49 3664 1663
Fone +55 49 3664 1113
Fone +55 49 3664 1386
Fax +55 49 3664.0195

Chapecó - sc

Rua Blumenau, 320D
Bairro Líder
Fone +55 49 3323.4569

joaçaba - sc

Rua Vereador Hamilton Rossin, nº 531
Bairro Clara Adélia
Fone +55 49 3522-4899