Aterros sanitários

A T.O.S. realiza e executa o tratamento adequado dos resíduos nos aterros sanitários de sua propriedade, com três unidades em operação nos municípios catarinenses de Saudades – UTR I, Anchieta – UTR II e Erval Velho – UTR III.

Desde a concepção do projeto, até as atividades de implantação e operação de aterros sanitários, próprios ou de terceiros, e a recuperação ambiental de áreas degradadas (lixões), são executadas e supervisionadas por profissionais graduados e especializados da empresa, seguindo todos os requisitos previstos nas legislações e dentro dos mais altos padrões de qualidade.

Assim, a empresa assegura a aplicação rigorosa dos mecanismos de controle e monitoramento ambiental, através da impermeabilização do solo para impedir contaminação do lençol freático, redes de drenagem de águas pluviais, captação e queima de gases, drenagem e tratamento de líquidos percolados (chorume), compactação e cobertura diária dos resíduos.

Todo material encaminhado ao Aterro Sanitário, antes de ser enviado para a frente de trabalho, passa pelo Centro de Valorização de Resíduos - CVR para triagem. O processo consiste na recepção, separação e seleção dos materiais recicláveis, de acordo com a sua composição, onde os materiais que podem retornar para a cadeia produtiva, através da reciclagem, são encaminhados para empresas de transformação, para a sua reutilização.

Os rejeitos são encaminhados para a frente de trabalho do aterro sanitário, onde são depositados e compactados, para depois serem aterrados sobre o solo devidamente impermeabilizado e com controle e monitoramento de líquidos e emissão de gases. Assim, a Tucano aumenta a vida útil dos aterros permitindo o reaproveitamento de materiais, além de criar inúmeros empregos indiretos.

Todas as unidades estão licenciadas pelo Órgão Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina FATMA, através da Licença Ambiental de Operação | LAO.

O manejo correto e o cuidado com os aterros sanitários está diretamente relacionado à diminuição do impacto ambiental provocado pelo grande volume de resíduos produzido nas cidades e estão no centro de nossas atenções.

 

Operação de Aterro Sanitário.

Além da operação, manutenção e monitoramento dos aterros de sua propriedade, a empresa T.O.S. também atua no gerenciamento e operação de aterros de terceiros, dentro dos mesmos padrões técnicos e ambientais, com pessoal de seu quadro, devidamente especializados e treinados para a finalidade.

 

Baixe nosso catálogo (.pdf)

Acesse nosso catálogo online (Issuu)

Aterro Anchieta-SC

Aterro Saudades-SC

Aterro Erval-SC

Vídeo passo a passo: Emissão do MTR para os resíduos do Grupo B (QUÍMICOS/ MEDICAMENTOS)

Equipe padrão/apoio para serviços gerais de limpeza urbana

Recuperação de áreas degradadas

Maravilha - sc

Av. Alcides Antônio D'Agostini, nº 80
Setor Industrial / CEP 89874-000
Fone +55 49 3664.0187
Fone +55 49 3664 1663
Fone +55 49 3664 1113
Fone +55 49 3664 1386
Fax +55 49 3664.0195

Chapecó - sc

Rua Blumenau, 320D
Bairro Líder
Fone +55 49 3323.4569

joaçaba - sc

RUa Sete de Setembro, 77
Centro
Fone +55 49 3522-4899